O Hospital Casa de Saúde e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h receberam, nesta quarta-feira, do Ministério de Saúde, dois respiradores de leito e um de transporte para serem utilizados nos atendimentos da Covid-19. Um dos respiradores de leito e o de transporte serão destinados à UPA 24h, e o outro, à unidade de isolamento da Casa de Saúde.
Em nova atualização, Santa Maria chega a 568 casos de coronavírus
Com a chegada dos respiradores, pacientes internados que alterem para estado grave, ou que chegarem necessitando de atendimento mais complexo, poderão ficar mantidos nas unidades enquanto aguardam leito em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Já o respirador de transporte será utilizado na transferência do paciente, quando for necessário.
A UPA é unidade de referência em atendimento primário para casos suspeitos do novo coronavírus. Já a Casa de Saúde conta com uma ala preparada para isolamento. Ambas atendem casos de média e baixa complexidade. Quando o estado é de grave a gravíssimo, o paciente precisa ser transferido para uma instituição que possua leitos de UTI.
Rede de fast food faz entrega de lanches no Husm
Os equipamentos fazem parte de uma solicitação do senador Luis Carlos Heinze e do Governo Estadual, com prioridade para os municípios com maior incidência de Covid-19. Ao todo, foram doados 100 respiradores para serem distribuídos pelo Rio Grande do Sul - sendo 65 de leito e 35 de transporte. A Secretaria Estadual de Saúde é responsável pela entrega nos 38 municípios beneficiados, com o auxílio de técnicos que realizam a instalação.